CASA DE VIDRO

A Casa de Vidro é um marco da arquitetura de São Paulo, construído por Lina Bo Bardi, em 1951, para a residência do casal. O jardim da casa, em um terreno de 7.000 m2, no Morumbi, é raro exemplo de conservação da mata brasileira.

É na Casa de Vidro que hoje funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, criado em 1990, por uma decisão pessoal de Bardi, com o apoio de Lina. O acervo pessoal, reunido pelo casal ao longo de sua vida, foi doado para o Instituto com o objetivo de promover, pesquisar e divulgar os campos da arte e da arquitetura no Brasil. É constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, além do ar quivo pessoal de ambos, significativos para a cultura do Brasil.

Este acervo dos Bardi transcende o aspecto pessoal, pois carrega o raro testemunho de dedicação e generosidade para com o povo brasileiro, o interesse genuíno pelas características da nossa cultura, favorecendo a memória de uma fase importante da nossa história.

Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, e mais tarde também pelo IPHAN como patrimônio histórico, a casa tornou-se um ponto de visita obrigatório para arquitetos internacionais e fonte de pesquisa para estudiosos. O Instituto promove exposições, encontros, palestras, visitas, publicações e vídeos.

Visitação:
Visitação à Casa de Vidro ocorre duas vezes por semana com agendamento prévio. Para mais informações consulte Atendimento Visitas


Contato

Visitas devem ser agendadas com antecedência, por email.

Visits must be booked in advance by email.

visita@institutobardi.com.br

Horário institucional:
De segunda a sexta, das 9h às 15h.
Fechado aos sábados, domingos e
feriados.

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

contato@institutobardi.com.br

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail.
pesquisa@institutobardi.com.br

 

Mantenedores 2015:   Logo Petrobras


links

 

 

 

logo_ilbpmb ©2012-2013