CASA DE VIDRO

A Casa de Vidro é um marco da arquitetura de São Paulo, construído por Lina Bo Bardi, em 1951, para a residência do casal. O jardim da casa, em um terreno de 7.000 m2, no Morumbi, é raro exemplo de conservação da mata brasileira.

É na Casa de Vidro que hoje funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, criado em 1990, por uma decisão pessoal de Bardi, com o apoio de Lina. O acervo pessoal, reunido pelo casal ao longo de sua vida, foi doado para o Instituto com o objetivo de promover, pesquisar e divulgar os campos da arte e da arquitetura no Brasil. É constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, além do ar quivo pessoal de ambos, significativos para a cultura do Brasil.

Este acervo dos Bardi transcende o aspecto pessoal, pois carrega o raro testemunho de dedicação e generosidade para com o povo brasileiro, o interesse genuíno pelas características da nossa cultura, favorecendo a memória de uma fase importante da nossa história.

Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, e mais tarde também pelo IPHAN como patrimônio histórico, a casa tornou-se um ponto de visita obrigatório para arquitetos internacionais e fonte de pesquisa para estudiosos. O Instituto promove exposições, encontros, palestras, visitas, publicações e vídeos.


Contato

Visitas devem ser agendadas com antecedência, por email.

Visits must be booked in advance by email.

visita@institutobardi.com.br

Horário institucional:
De segunda a sexta, das 9h às 15h.
Fechado aos sábados, domingos e
feriados.

Rua General Almério de Moura, 200
05690-080 - São Paulo / SP - Brasil

contato@institutobardi.com.br

 


links

 

 

 

logo_ilbpmb ©2012-2013

Créditos

Os textos, imagens fotográficas, desenhos, vídeos e todo o material veiculado neste website são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais.

O Instituto Lina Bo e P. M. Bardi é proprietário dos direitos relacionados ao nome, imagem, voz, assinatura e representações visuais de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi e dos direitos autorais sobre suas respectivas obras.

A reprodução de textos, desenhos e outras obras intelectuais de autoria de Lina Bo Bardi e P. M. Bardi sujeitam-se à prévia e expressa autorização do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi podendo ser solicitada via e-mail.
pesquisa@institutobardi.com.br